- Área: 304 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Simone Bossi, Marco Reggi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno, antes ocupado por outro edifício, está próximo do centro da cidade. Desde o princípio decidimos criar um foco sustentável e construir o novo edifício no traço existente, com o fim de não desperdiçar outros terrenos.
O conceito do projeto é muito claro: trata-se de um edifício de dois pavimentos (8 metros de altura) com uma simples planta retangular. A estrutura é de madeira e o telhado possui duas águas sem beirais. O térreo consta de três caixas opacas, alternadas com superfícies de vidro. Este sistema permite uma relação transversal entre o espaço interior e o jardim.
Esta relação muda completamente no primeiro nível, onde o espaço tem uma direção longitudinal. Se abre nos lados curtos com um volume em balanço (sala de reuniões) no lado leste e uma pequena galeria no lado oeste, que dá para um parque. A fachada do térreo é uma parede de gesso branco. O telhado e o primeiro nível estão cobertos por um revestimento de metal escuro que dá um caráter contemporâneo ao edifício.
Neste edifício, certificado com a Casa Clima Classe A, a economia energética e o conforto estão garantidos por muitas características: a estrutura de madeira, o isolamento térmico (feito de fibra de madeira), o mínimo uso de colas, o mínimo consumo de energia, um piso radiante e iluminação LED.
O jardim incorpora camas de flores e grama, além de algumas plantas como o bambu e os bordos japoneses. A arquitetura sustentável é o elemento principal do projeto e representa a filosofia do estúdio LCA.